terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ligação covalente dativa

Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. 




       A ligação covalente se dá entre elementos eletronegativos, que têm a tendência de ganhar elétrons, por meio do compartilhamento de pares eletrônicos. Desse modo, os elementos envolvidos ficam estáveis, pois completam seu octeto eletrônico, ou seja, ficam com oito elétrons na camada de valência e adquirem configuração de gás nobre.
          No entanto, existem alguns casos em que um dos átomos envolvidos já adquiriu        estabilidade enquanto que outro átomo participante da ligação ainda necessita de dois elétrons para completar sua camada de valência. Desse modo, o átomo, já estável, compartilha um par de elétrons com o outro átomo ainda instável.
Nesse caso, é uma ligação covalente, por haver compartilhamento de elétrons e por não haver formação de íons, pois não há transferência definitiva desses elétrons. Porém, não se trata de uma ligação covalente comum, porque a ligação não ocorre com um elétron proveniente de cada átomo, mas sim com os elétrons de um único  átomo que já estava estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário