domingo, 9 de dezembro de 2012

Ligações metálicas


       A ligação metálica (ligação entre metais) não pode ser explicada nem pela ligação covalente nem pela iônica, configurando-se como um tipo específico e diferenciado de ligação entre átomos. Você deve se lembrar que em um sólido os átomos estão muito próximos uns dos outros e que a maioria desses sólidos apresenta os elétrons bem presos aos seus átomos. Mas, na ligação metálica, os elétrons mais externos, por se encontrarem muito distantes do núcleo, movimentam-se livremente, formando um mar de elétrons dentro do retículo cristalino. Sendo assim, podemos definir a ligação metálica como “retículo de esferas rígidas (cátions) mantidas coesas por elétrons que podem se mover livremente – elétrons livres.
       Em outras palavras, os metais são formados por um aglomerado de íons cátions mergulhados em uma nuvem ou “mar” de elétrons. A movimentação desses elétrons livres explica a condutividade elétrica e térmica característica dos metais. Quando aquecemos uma barra de metal, promovemos a agitação entre os átomos que as formam, fazendo com que os elétrons aumentem suas oscilações e a energia se propague aos átomos mais internos. Isso acontece porque os elétrons livres se chocam com os átomos mais velozes e aceleram os mais lentos, servindo como meio de propagação de calor. Logo, a condutibilidade (elétrica ou térmica), própria dos metais, depende do número de elétrons livres no cristal. 
   Ao contrário das ligações covalentes e iônicas, a ligação metálica não tem representação eletrônica. Por isso, os metais são representados por seus símbolos, sem indicação do número de átomos envolvidos, já que esta quantidade é muito grande e indeterminada. Exemplos: Fe, Cu, Na, Ag, Au, Ca, Hg, Mg, Cs, Li.
*Propriedades dos metais:
- Alta condutividade elétrica e térmica;
- Alta maleabilidade e alta ductibilidade;
- Altos pontos de fusão e ebulição;
- Bilho metálico (com exceção do cobre e do ouro, que têm cor avermelhada e dourada, respectivamente).
*Os metais são encontrados na natureza no estado sólido, com exceção do mercúrio, que é encontrado no estado líquido;
**Poucos são os metais encontrados puros na natureza, entre eles estão o ouro, a prata, a platina e o bismuto. Os demais são encontrados em forma de compostos, sendo os mais comuns os óxidos. O metal ferro, por exemplo, é retirado do minério de ferro hematita, que é uma combinação com oxigênio.
***Atenção: os metais só conduzem eletrecidade se estiverem no estado sólido ou líquido (metal fundido).

Exemplo da ligação metálica:
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário