sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Propriedades periódicas


           São aquelas que se repetem em intervalos mais ou menos regulares, isto é, à medida que o numero atômico aumenta, os valores se repetem numa certa ordem.
Ex:
Raio atômico: o tamanho do átomo Vaira de acordo com dois fatores: o numero de camadas eletrônicas e a carga nuclear (número de prótons). E numa mesma família, o raio atômico cresce de cima para baixo, pois o número de camadas eletrônicas aumenta de cima para baixo.
Notamos que num período,à medida que o número atômico aumenta, o numero de camadas permanece o mesmo, mas a carga nuclear aumenta, aumentando a atração do núcleo sobre os elétrons. Portanto, quanto maior o numero atômico dos elementos, menor o tamanho dos átomos  e menor o raio atômico.

Potencial de Ionização: Sabemos que a energia  de ionização é a energia necessária para retirar um elétron no estado GASOSO.
À medida que que o raio atômico aumenta, diminui a atração do núcleo sobre os elétrons externos; portanto, aumenta a facilidade para a retirada do elétron de valência.
Então, quanto maior o tamanho do átomo, menor a energia de ionização.
Nas famílias, a energia de ionização aumenta de baixo para cima. E nos períodos, ela aumenta da esquerda para a direita.

Eletroafinidade: é a medida da energia liberada por um átomo isolado no estado gasoso ao receber um elétron. Portanto, quanto maior a afinidade eletrônica, maior a capacidade do átomo de receber elétrons. Nos períodos e nas famílias, quanto menor o átomo, maior a afinidade eletrônica, maior sua capacidade de receber elétrons.
OBS: Os gases nobres possuem os orbitais do ultimo nível completo; portanto, não recebem elétrons.

Eletronegatividade: é a propriedade pela qual o átomo apresenta maior ou menor tendeência em atrair elétrons .
É uma propriedade resultante da energia de ionização e da eletroafinidade. Logo, na tabela periódica, a eletronegatividade varia conforme muda a energia ionização e de eletroafinidade.

Eletropositividade: é a propriedade pela qual o átomo apresenta maior ou menor tendência  em repelir elétrons, ou seja, é o inverso da eletronegatividade.
Densidade: É a razão entre a massa e o volume de um corpo.
          D=m/v
Nas famílias, a densidade aumenta de cima para baixo, já nos períodos, aumentas laterais para o centro.
OBS: O ósmio e o irídio são elementos de maior densidade.

Ponto de fusão: é a temperatura em que um sólido passa ao estado liquido, a uma dada pressão.
O elementos com maior ponto de fusão  se encontram no centro da tabela periódica e na base, com exceção dos metais alcalino, cujo maior ponto de fusão pertencem aos elementos da parte superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário